O que você precisa saber sobre relacionamentos narcisistas

16 setembro, 2024


Relacionamentos narcisistas são formados quando um ou ambos os parceiros lutam contra uma personalidade narcisista. O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é definido como "um transtorno mental no qual as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância e uma profunda necessidade de admiração. Aqueles com transtorno de personalidade narcisista acreditam que são superiores aos outros e tem pouca consideração pelos sentimentos das outras pessoas. Mas por trás dessa máscara de ultraconfiança está uma autoestima frágil, vulnerável à menor crítica."

Vivemos em um mundo cada vez mais narcisista. Estatísticas e ciência concretas estão apontando nessa direção. A mentalidade de "olhe para mim" que é frequentemente promovida por redes sociais como o Facebook tem pessoas positivamente apaixonadas pela própria imagem que apresentam ao mundo. Além disso, podemos agora estar vendo os efeitos negativos do movimento da autoestima em uma escala maior. Então, como esse aumento no narcisismo afeta nossos relacionamentos pessoais? Mais narcisismo significa mais relacionamentos narcisistas.

Narcisistas são péssimos parceiros de relacionamento. Estudos mostram que em um relacionamento narcisista, seu parceiro tem mais probabilidade de se envolver em comportamentos manipuladores ou de jogo e menos probabilidade de se envolver e se comprometer a longo prazo. Um relacionamento com um narcisista pode ser difícil de lidar.

Como saber se você está em um relacionamento narcisista?

Ao pensar sobre narcisismo, muitas vezes me lembro da piada quando alguém fala sem parar sobre si mesmo e então interrompe com: "Mas chega de falar de mim, como você se sente sobre mim?" Se seu parceiro só pensa em si mesmo, sempre precisando de atenção e afirmação, ele ou ela pode ser um narcisista. Se alguém é facilmente menosprezado ou reage exageradamente à críticas, também pode ser um narcisista. Se eles sentem que estão sempre certos, que sabem mais, ou que têm que ser os melhores, etc., esses também são sinais de narcisismo. Indivíduos narcisistas podem parecer se importar com você apenas quando você está atendendo às suas necessidades ou servindo a um propósito para eles. Um relacionamento narcisista pode levar a muito sofrimento emocional sem mesmo se dar conta.

Estima-se que cerca de 1% da população sofre de NPD. No entanto, muitas pessoas que têm NPD não procuram tratamento e, portanto, nunca são diagnosticadas. Estudos mostram que os homens são mais propensos a serem narcisistas. Aproximadamente 75% dos indivíduos diagnosticados com NPD são homens. Embora quase todos tenham alguns traços egocêntricos ou narcisistas, a maioria das pessoas não atende aos critérios para ter um transtorno de personalidade. Há, no entanto, uma parcela crescente da população que está exibindo um número maior de traços tóxicos e narcisistas, que estão tendo um efeito adverso em suas vidas e nas vidas de pessoas próximas a eles, mesmo que não atendam ao diagnóstico clínico de NPD. Criar vínculos com indivíduos que exibem esses traços negativos geralmente causa sofrimento semelhante ao de um relacionamento narcisista diagnosticável.

Embora muitos narcisistas admitam livremente suas tendências narcisistas, é importante observar que a maioria dos narcisistas resiste ao diagnóstico de TPN. Os narcisistas, geralmente, não gostam de ouvir que são narcisistas. Na verdade, eles geralmente têm uma forte reação negativa e volátil.

Abaixo estão alguns traços comuns que um parceiro de relacionamento narcisista provavelmente tem: (Observe que o grau em que esses traços se manifestam varia muito dependendo do indivíduo.)

• Senso de direito ou superioridade

• Falta de empatia

• Comportamento manipulador ou controlador

• Forte necessidade de admiração

• Foco em satisfazer suas próprias necessidades, muitas vezes ignorando as necessidades dos outros

• Níveis mais altos de agressão

• Dificuldade em receber feedback sobre seu comportamento

• Envolvido com fantasias de poder

• Sentimento grandioso da própria importância

• Incapacidade de obedecer às leis e normas sociais

•Apego superficial

• Desconsideração descuidada pela segurança dos outros

• Nenhuma tolerância

• Quer sempre ter razão

• Não entra em conversas sinceras, mas manipula sentimentalmente

 

Postagem do Instagram

6 outubro, 2021


 

PARA QUÊ A PSICOLOGIA?

6 outubro, 2021


A Psicologia surge no momento em que o homem se constitui como indivíduo com desejos e sentimentos próprios, os quais geram dúvidas, angústias e sofrimento. O homem individualizado passa a vivenciar seu mundo interno, pelo qual é o único responsável. E, para compreender e dar conta de seus conflitos, nasce a ciência psicológica, que busca, neste mundo interno, a razão do sofrimento humano e através de sua análise, busca a diminuição da angústia. Por outro lado, não se deve restringir a Psicologia à busca dos próprios interesses e à felicidade individual. A Psicologia apreende um mundo cultural e social para além da singularidade que acreditamos ter. E para quem serve a Psicologia? Não há quem não tenha passado por momentos de insegurança, raiva e tristeza. É nesses momentos que todos nós podemos encontrar uma saída ao buscar ajuda de um profissional. 

 

O CONFLITO

6 outubro, 2021


Olá! Todos nós passamos por momentos difíceis e conflituosos e às vezes precisamos de um apoio que nos incentive a seguir em frente, escolher o melhor caminho e superar as dificuldades. A busca por uma ajuda profissional muitas vezes é apenas uma etapa que nos levará a amenizar as angústias e, o mais breve possível, ultrapassar os momentos mais complicados de nossas vidas. Vamos tentar?

Com carinho,

Andrea